10 motivos para colorir desenhos com o seu filho

Material para pintar e recortar papel

Nos dias que correm são poucos os pais que têm tempo para desfrutar da companhia dos seus filhos e acompanhar o seu crescimento e desenvolvimento enquanto pessoas. Dessa forma, há que encontrar maneiras de interagir com eles e uma das formas mais bem-sucedidas é a de colorir desenhos. Poderá parecer uma tarefa simples e insignificante, no entanto, não o é. Conheça 10 motivos para colorir desenhos com o seu filho e divirta-se ao máximo com ele.

1. Passar tempo de qualidade com o seu filho

Este é o motivo mais importante desta atividade. Colorir desenhos com o seu filho é uma forma eficaz de se obrigar a guardar tempo para acompanhar o seu filho, ser um pai presente e criar laços e memórias agradáveis para mais tarde recordar.

2. Ter um período de lazer partilhado

Colorir desenhos também é uma atividade para adultos, pois permite-lhes divertirem-se nos seus momentos de lazer e passarem tempo com a criançada. A diversão conjunta entre pais e filhos é muito importante, não só pelo momento e memórias adquiridas, mas também para sorrirem e rirem juntos, significando alguns dos momentos mais importantes entre pais e filhos.

3. Lançar desafios

Poderá inclusivamente fazer desta atividade um desafio. O pai e o filho podem colorir a mesma folha ou cada um a sua para ver quem termina mais rápido. Por outro lado, poderá realizar um concurso saudável para ver quem consegue os melhores resultados, embora já saiba que o trabalho do seu filho será sempre melhor que o seu!

4. Ensinar a colorir de diversas formas

Se tiver talento para as artes ou simplesmente recordar-se de várias maneiras de colorir poderá ensinar o seu filho a colorir com materiais diferentes. De aguarelas a lápis de cera, pintando a preto e branco ou misturando as cores, opções de diversão não faltam!

5. Ensinar a ir a favor e/ou contra as regras de colorir

Ensine o seu filho a colorir sempre no mesmo sentido, com a mesma pressão e dentro das linhas, mas desafie-o a ser criativo também, a pensar fora das linhas do que a escola obriga e a pintar de acordo com o que a sua imaginação permite. Porque não pintar o sol de roxo e as árvores de cor-de-rosa?

6. Ajudar a desenvolver o seu sentido crítico

Pinte com o seu filho, cada um o seu desenho, e façam desse ato um concurso familiar e atribuam pontos ao trabalho uns dos outros. Determinem os critérios a avaliar, desde criatividade na escolha de cores a perfeccionismo e transformem-se em críticos construtivos de arte!

7. Desenvolver o seu sentido estético

Já falámos em usar diferentes materiais para colorir o desenho e em serem originais e criativos. Poderá incentivar o seu filho a desenvolver o seu sentido estético no que diz respeito a materiais que ficarão melhor no desenho em questão, contrastes, pontos de luz, perspetivas, entre outros pontos. 

8. Educar a desenhar e colorir os seus próprios desenhos

Pintar dentro das linhas ou seguindo números poderá tornar-se uma atividade aborrecida. Aproveite, dessa forma, esses momentos para desenhar um desenho para o seu filho colorir e vice-versa.

9. Ajudar a relaxar

Apesar do foco da atividade estar na criança, o adulto também beneficia desta atividade. É relaxante e distrai a mente, deixando os problemas do dia-a-dia de parte de modo a que o ato de colorir um desenho com o seu filho seja também um alívio ao seu stress diário.

10. Marcar uma diferença na rotina de casa

Poderão combinar pintar uma vez por semana ou por mês e fazer desse momento um hábito diferente na rotina do lar.

Estes são apenas alguns motivos para se dedicar à prática de colorir desenhos com o seu filho, pois há inúmeros benefícios em fazê-lo em conjunto e fazer dessa uma atividade familiar. Quem sabe o seu filho não tem um dom natural para o ato de colorir desenhos e lhe ensina algumas das técnicas principais. Seja ousado, partilhe os seus conhecimentos e divirta-se com o seu filho!

desenhos para colorir

colorir
3.60465
colorir
3.74074
colorir
3.72857
colorir
4.04878

Votação

Com que materiais é que as suas crianças gostam de colorir desenhos?