7 dicas para fazer com que colorir um desenho seja um momento especial

Qualquer momento em que seja dada a uma criança a oportunidade de se expressar e de criar algo por si própria, tem todas as condições para se tornar especial. E a verdade é que existem várias formas de tornar esses momentos ainda mais marcantes, contribuindo de forma alegre e divertida para um desenvolvimento saudável da criança, estimulando a criatividade e a compreensão, ao mesmo tempo que permite a avaliação de traços de personalidade e níveis de desenvolvimento. Colorir um desenho é uma excelente atividade para passar um bom bocado com uma criança, onde é possível transformar um momento que por si só já é divertido, ainda mais rico. Como pode então transformar o momento de colorir um desenho ainda mais agradável, e até mesmo especial, para uma criança?

1. Uma companhia especial

Se a criança se diverte a colorir um desenho com o pai, com a mãe, com o irmão mais velho, ou até com um pequeno grupo de amigos, o próprio contexto em que a tarefa é realizada, isto é, a companhia de quem lhe é querido, torna o momento muito mais especial, porque no fundo a criança sente que está a fazer muito mais do que distribuir cores numa folha de papel.

2. Aquilo que está a colorir

O motivo do desenho pode, por si só, ser muito especial para a criança. Se o desenho for a figura do seu herói de banda desenhada preferido, se for sobre o desporto que mais gosta de praticar, ou até de um género que o fascina, como o campo, a praia, o espaço, ou um filme de aventuras específico, isso torna a atividade de colorir desenhos num pequeno grande prazer para a criança. É uma forma muito fácil de a estimular a colorir, basta estar atento aos seus gostos.

3. Afixar o desenho é a melhor forma de o elogiar

Depois de colorido o desenho, pode perfeitamente tornar o momento ainda mais especial, começando por elogiar a criatividade do mesmo e depois afixá-lo num local bem visível, como a porta do frigorífico ou a parede do escritório. A criança vai ficar super orgulhosa porque o momento da valorização do trabalho feito torna-se importante, mas o elogio verbal acaba por tornar-se curto, ou seja, é a afixação do desenho que estende essa valorização no tempo. Não existe maior motivação para as crianças continuarem a colorir desenhos!  

4. Aproveitar épocas específicas

Felizmente existem várias épocas festivas ao longo do ano – Natal, Carnaval, Páscoa, Dias da Mãe e do Pai, Halloween – assim como as estações do ano e outros motivos específicos, que podem muito bem ser aproveitadas para dar à criança um motivo ainda mais especial para colorir desenhos. No fundo, o desenho acaba por ser especial desde logo porque está inserido numa época especial e é até uma forma de a criança sentir as diferenças que marcam cada estação, cada época festiva, ou cada dia comemorativo em particular.

5. Uma dedicatória é sempre especial

Se a criança tiver a intenção de colorir um desenho para o oferecer a alguém que lhe é querido, então com certeza que o fará com sentimento extra. Seja um desenho para a avó que não vê há já algum tempo, para o pai que está a chegar do trabalho, ou até para a professora de quem gosta tanto, o importante é não dececionar a criança no momento da entrega do desenho, elogiando-o sem contenção. E quem tem a sorte de receber um desenho colorido das mãos de uma criança, não vai certamente conter o sorriso, nem a vontade de o exibir num local de eleição.

6. O lugar onde é colorido o desenho pode ser importante

Se o motivo do desenho for, por exemplo, o campo, pode ser especial para a criança pintá-lo estando fisicamente no campo, vendo os animais de que tanto gosta e que está a pintar ao vivo e a cores; por outro lado, há lugares que são especiais para a criança e que tornam qualquer atividade aí desenvolvida extra memoráveis. Relacionar o desenho a colorir com o local onde a criança se encontra é também uma boa e interessante forma de incutir conhecimento e aprendizagem… sem ser maçador!

7. Os recursos são muito importantes

Outra boa forma de tornar a atividade de colorir desenhos ainda mais especial para as crianças, é assegurar que têm tudo o que precisam e com fácil acesso ao seu dispor. Pode ser uma caixinha recheada de lápis e marcadores ou então um recanto no quarto com uma mesa de pintar, devidamente equipada com tudo aquilo que precisam para se divertiriam a colorir muitos e muitos desenhos!

desenhos para colorir

colorir
3.666665
colorir
3.72857
colorir
3.756095

Votação

Com que materiais é que as suas crianças gostam de colorir desenhos?