Error message

User warning: The following module is missing from the file system: imagcache_actions. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/cd/public_html/includes/bootstrap.inc).

7 motivos para colorir desenhos na escola

Colorir desenhos na escola

Colorir poderá ser visto apenas como um momento de lazer, no entanto, este ato tem diversos benefícios. O ensino da pintura também funciona no sentido de ensinar a criança em diversos campos, ajudando-a a desenvolver diversas capacidades. Assim sendo, o colorir desenhos deverá fazer parte do ensino da criança e não só como atividade lúdica. Existem diversas razões pelas quais as crianças devem colorir desenhos na escola, pelo que é importante nunca pôr de parte a sua importância no desenvolvimento motor e criativo de cada criança. Conheça 7 motivos para colorir desenhos na escola e perceba a sua importância na evolução dos mais pequenos!

1. Ganho da noção de regras

As crianças ao serem ensinadas a pintar dentro de linhas sempre no mesmo sentido (para um bom efeito final) e coordenando os movimentos, aprendem a harmonia entre as cores. Em alguns casos, obedecer às cores indicadas é benéfico para que as crianças aprendam a obedecer a regras e, até, a quebrá-las. Este ensinamento é fundamental para o desenvolvimento intelectual e social da criança.

2. Estímulo à criatividade

Quando não existem regras na pintura do desenho também se aprende algo importante: a criatividade. É importante que a criança desenvolva o seu sentido criativo e brinque com as cores, combinações, misturas, fazendo do seu desenho único e diferente dos das outras crianças.

3. Treino de capacidades motoras

Em crianças muito jovens, o colorir, devido às regras que deverá obedecer, trabalha também os movimentos finos das mãos, dedos, pulso e até mesmo braços, ensinando movimentos necessários também para escrever ou trabalhar com objetos como a régua ou o transferidor.

4. Aprendizagem sobre as cores

É também através da pintura que se poderá ensinar à criança quais as cores primárias e o que podem fazer com elas de modo a obterem outras cores. As crianças aprendem também sobre diversos tons da mesma cor que, em conjunto, poderão criar efeitos diferentes, contrastando com o uso de um só tom da cor em questão.

5. Conhecimento dos limites

Dentro dos limites do desenho, a criança ganhará noções sobre espaço, limites e regras enquanto o está a colorir. A coordenação ocular é também trabalhada através da pintura dentro dos limites e estas aprendizagens, em conjunto com o ensino de regras e a noção de espaço e movimento, poderão transparecer-se na vida escolar e na vida comum.  

6. Expressão pessoal

Para além da criatividade, o colorir também estimula a expressão pessoal, sendo que as possibilidades para um efeito final de um desenho são imensas. A criança aprenderá a não ter medo de experimentar e tentar diferentes métodos e cores para conseguir exatamente o que quer ou surpreender-se com as suas capacidades criativas.

7. Alívio de stress e ansiedade

A vida de uma criança poderá parecer simples, mas também elas têm os seus problemas e frustrações que poderão ser aliviados através da pintura. Ao concentrar-se na atividade lúdica, estará a beneficiar de um efeito calmante e relaxante.

Adicionalmente, poderá referir-se que a pintura de desenhos predefinidos fomenta a autonomia de uma criança, a sua autoestima e autoconfiança. Os benefícios poderão ser verificados também a nível da concentração para diferentes áreas da vida da criança dentro ou fora do contexto escolar. A caligrafia, devido ao treino dos movimentos finos, poderá também melhorar visivelmente à medida que a criança continua a treinar as suas capacidades através de colorir desenhos. Assim sendo, poderá seguramente afirmar-se que existem diversas razões pelas quais as crianças devem colorir na escola. Na escola a criança será ensinada devidamente a colorir de modo a poder usufruir dos benefícios trazidos por esta atividade em diversos contextos. Ao simplesmente pintar em casa, perdem-se alguns destes benefícios. É necessário utilizar esta atividade lúdica como método de ensino para que a criança desenvolva as capacidades acima descritas e continue a evoluí-las em casa e através dos trabalhos escolares.

desenhos para colorir

colorir
3.625
colorir
3.644735
colorir
3.863635

Votação

Com que materiais é que as suas crianças gostam de colorir desenhos?
Lápis de cera
19%
Lápis de pintar
48%
Marcadores
6%
Tinta
28%
Votos totais: 2231