Error message

User warning: The following module is missing from the file system: imagcache_actions. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/cd/public_html/includes/bootstrap.inc).

Como criar um livro com desenhos para colorir

Quando uma criança comemora mais um aniversário, é normal que surja a dúvida: no meio de tanta oferta e de uma casa recheada de brinquedos, qual será o melhor presente a comprar? Como forma de fazer frente a esta dúvida, aliada à poupança económica, existem diversas formas de presentear uma criança com algo totalmente inovador e personalizado. Um bom exemplo é um livro de pintar “feito em casa”, em que as personagens principais podem ser precisamente o aniversariante e quem o presenteia. Saiba o porquê e como oferecer um livro com desenhos para colorir.

Porquê oferecer um livro com desenhos para colorir?

Além de ser um presente criativo e inesquecível, um livro de pintar torna-se verdadeiramente educativo, já que, através do ato de colorir, a criança vai se familiarizar com cores e figuras, identificando informações importantes sobre a sua própria história. Para além disso, este tipo de livros pode desenvolver o interesse pela leitura, a coordenação motora e o aumento dos níveis de concentração.

Defina a história

Em primeiro lugar, deve definir o enredo, as personagens e a história. Escreva num papel as ideias e desenhe um pequeno storyboard daquilo que quer fazer no livro. Decida se vai ilustrar o livro, se vai usar fotografias reais para o compor ou se vai simplesmente imprimir uma coleção de desenhos para colorir dedicados aos temas e personagens que a criança mais gosta.

Prepare o material de trabalho

Faça uma recolha de fotografias da criança e da família, de forma a conseguir uma história rica em personagens, e escolha um programa para edição de imagem (normalmente, o Windows já vem com um editor básico de fotografias). Procure retirar o fundo das imagens, ficando apenas com o rosto ou corpo de cada personagem, e depois transforme-as em imagens a preto e branco ou, caso o programa disponha dessa opção, em “cartoons”. Tem mão para o desenho? Se a resposta for afirmativa, esqueça o computador! Se desenhar à mão, vai conseguir que o livro fique ainda mais mágico. Afinal, o que poderia ser mais personalizado do que um livro desenhado à mão, cuja personagem principal é a criança que o vai receber? Depois de trabalhadas as imagens, só precisa de reunir:

  • Cola, tesoura, caneta, agrafador e outros itens que lhe permitam dar largas à criatividade;
  • Papel de impressão

O primeiro impacto: a capa

Escolhido o tema, imprima ou desenhe uma imagem impactante para a primeira página, que deverá servir de capa do livro com desenhos para colorir. Dê-lhe um título com destaque e que seja do interesse da criança. Se se trata de uma menino que, por exemplo, é fascinado pelo mundo do futebol, e caso seja esse o contexto da sua história, pode escolher um título como: “João vai ao estádio”. Se for uma menina que adore cor-de-rosa e contos de fada, pode optar por “A princesa Joana vai à festa”. O importante é relacionar o título com a personalidade da criança que o vai receber.

Como criar a história

Na primeira página do seu livro, logo depois da capa, comece por mencionar o nome, a idade e outros dados importantes da criança. Nas páginas seguintes, vá colocando as figuras na ordem cronológica da história que está a criar. Coloque sempre na página da esquerda uma frase ou anotação que faça referência ao desenho a ser colorido, que deve ser impresso na página da direita.

Dedicatória

Certamente que a criança que vai receber este presente, quando for adulta, vai olhar para ele com carinho. Para reforçar este sentimento, na contracapa do livro, escreva uma dedicatória em que revele os seus sentimentos e o motivo que o levou a criar um livro tão especial com desenhos para colorir.

Crie o pacote completo

Terminado e impresso o livro, pode optar por agrafá-lo, ou até por o encadernar em qualquer papelaria, conferindo-lhe um aspeto mais pessoal. Sugere-se que cole na capa do livro uma caixa de lápis de cera, para que a criança tenha ao seu dispor todo o material de que precisa para colorir os desenhos do seu novo livro. Depois, é só embrulhar e esperar que, ao receber o seu presente original, a criança agradeça com o mais sincero e agradado sorriso!

desenhos para colorir

colorir
3.54232
colorir
3.66055
colorir
3.66129
colorir
3.73276

Votação

Com que materiais é que as suas crianças gostam de colorir desenhos?