Error message

User warning: The following module is missing from the file system: imagcache_actions. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/cd/public_html/includes/bootstrap.inc).

Como ensinar cores a uma criança

Cores

Quanto mais cedo começar a ensinar as cores a uma criança, melhor. Todas as crianças são fascinadas por cores, e é possível começar desde cedo a ensinar as cores a uma criança. Por volta dos 2 anos de idade uma criança é capaz de aprender as cores e criar as ligações no seu cérebro que a levem a identificar as mesmas. 

O conceito de cor é um conceito abstrato e, para que uma criança seja capaz de identificar uma cor, é necessário ter milhares de referências para a ajudar a chegar ao conceito.

Para ensinar uma cor mais facilmente a uma criança é melhor usar complementarmente o exemplo negativo ou seja: se mostrar uma banana a uma criança e lhe dizer que é amarela, ela pode associar a forma à palavra amarela em vez da cor, por isso, o ideal é mostrar-lhe também uma banana que não seja amarela e dizer que aquela banana não é amarela, comparando-a com a outra.

Através dos exemplos, é importante que a criança compreenda que a cor não tem forma, tamanho, não tem contornos, pode ter diferentes texturas, formatos, etc.

Quantos mais exemplos distintos da mesma cor mostrar a uma criança, mais facilmente a criança compreenderá o conceito da cor.

Outras dicas para ensinar as cores à sua criança

  • Use a palavra cor juntamente com um objeto. Por exemplo, se estiver a dizer maçã, diga: esta é uma maçã e tem a cor verde.
  • Não teste a criança antes de lhe ensinar. Antes de lhe ensinar o conceito das cores com paciência, não questione a criança sobre o assunto, isto atrasará a aprendizagem.
  • Quando ensinar as cores lembre-se que a linguagem verbal nem sempre é a ideal, pois a criança irá começar por ser capaz de apontar uma cor antes de a verbalizar.
  • No início do processo, peça à criança para juntar os objetos de uma determinada cor; se a criança não conseguir, mostre-lhe alguns desses objetos para que ela compreenda a ideia.
  • Mantenha-se pelas cores básicas: vermelho, azul, branco, preto, amarelo; mais tarde vá juntando outras cores.
  • A cada semana junte uma cor nova, mas trabalhe uma cor por semana, por exemplo: faça a semana da cor verde, a semana da cor vermelha… Quanto mais repetir a cor, mais facilmente a criança será capaz de assimilar o conceito.
  • Quanto mais formatos de cor (texturas, formatos…) mostrar à criança, mais o cérebro dela se desenvolverá e mais fácil será recordar-se posteriormente.

desenhos para colorir

colorir
2.88641
colorir
2.422595
colorir
2.57778
colorir
2.414015

Votação

Com que materiais é que as suas crianças gostam de colorir desenhos?