Error message

User warning: The following module is missing from the file system: imagcache_actions. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/cd/public_html/includes/bootstrap.inc).

Como ensinar uma criança a colorir dentro das linhas

Crianças a colorir desenhos

Todas as crianças necessitam que os adultos que as rodeiam, sejam eles pais, irmãos, avós ou professores, estimulem o seu crescimento saudável, assim como o desenvolvimento de fatores importantes, nomeadamente a sua coordenação motora. Existem diversas atividades que se inserem no desenvolvimento da coordenação motora dos mais pequenos, conforme a idade e a fase de crescimento e colorir desenhos é uma delas! A sua criança ainda não consegue colorir dentro das linhas? Dê-lhe uma pequena ajuda!

A arte de colorir

Colorir ou pintar é muito mais do que uma simples atividade infantil. Além de ser uma forma de expressão divertida e que agrada a quase todas as crianças, pode considerar-se uma terapia e, acima de tudo, um exercício que auxilia a aprendizagem e o desenvolvimento. Para colorir de forma eficiente, a criança irá fortalecer aquilo que se designa por coordenação motora fina, uma capacidade relacionada com os movimentos precisos e delicadas que implicam, por exemplo, não apenas esta atividade, mas também o manuseio de alguns objetos, recortar ou, mais tarde, escrever. Além disso, colorir de forma adequada implica também o fortalecimento dos níveis de concentração, a capacidade viso-espacial e o reconhecimento dos limites. No entanto, colorir desenhos sem extrapolar os limites pode relevar-se, para muitas crianças, uma tarefa difícil e complexa, pelo menos numa fase inicial. É justamente aqui que entra o papel dos pais e professores. Existem diversas técnicas que poderá utilizar para ajudar as suas crianças a aprender a colorir dentro das linhas.

Dicas úteis para todas as crianças

  • Uma das etapas mais difíceis para que a criança consiga pintar dentro das linhas passa por ensiná-la a segurar corretamente e a controlar a ferramenta com que vai pintar. Numa fase inicial, facilita bastante escolher os lápis de cera, em vez de qualquer outra opção (lápis de cor, pincéis, marcadores, etc.). Na realidade, os lápis de cera são mais grossos e mais fáceis de controlar, facilitando também o próprio ato de colorir. Devem, no entanto, estar sempre bem afiados para que a criança não tenha dificuldades em perceber se está a pintar dentro das linhas, nem em executar a tarefa.
  • Para facilitar o ato de colorir dentro das linhas, alargue a largura dos limites dos desenhos. Experimente fazê-lo usando um lápis ou caneta para desenhar um risco preto bem largo por cima do limite já existente (e que normalmente se trata de um pequeno risco).
  • Se notar que a tática anterior não é suficiente, experimente redesenhar os limites com cola quente e cubra-os com tinta preta, usando pinceis ou marcadores grossos. Isso irá conferir relevo às linhas e facilita o reconhecimento dos limites por parte da criança.

Técnicas para crianças com mais dificuldades

Há crianças que apresentam mais dificuldades em dominar a técnica certa para pintar dentro das linhas, seja por questões de falta de concentração, por dificuldades motoras ou por falhas de desenvolvimento. Independentemente das razões, existem diferentes práticas que podem ser usadas para melhorar o desempenho dos mais pequenos. Entre elas:

  • Usando um frasco de remédio que tenha conta-gotas, ensine a criança a apertar a borracha com o polegar e indicador. Indique-lhe para o fazer as vezes que forem necessárias até ganhar alguma precisão no movimento – isto ajudará a criança a controlar melhor o lápis para colorir, evitando assim extrapolar as linhas.
  • Em alternativa à técnica anterior, poderá utilizar uma maçaneta redonda, fazendo com que a criança produza movimentos circulares repetidamente.
  • Durante o banho, incentive a criança a divertir-se com brinquedos de borracha ou plástico, como os famosos patinhos. Estimule-a a apertar os brinquedos. Este movimento fortalece a flexibilidade dos dedos necessária à pintura.
  • Compre um chocalho ou fabrique-o usando uma garrafa de plástico com algo dentro (milho, massa, missangas, etc.). Desperte o interesse da criança e leve-a a balançar o chocalho sem mexer o braço, como se fosse um jogo. Isso fará com que ganhe mais agilidade e perceção do movimento certo a executar com o pulso na hora de colorir.
  • Na praia, ou usando uma bacia cheia de areia, faça desenhos com a criança. Deixe-a brincar à vontade mas, aos poucos, incentive-a a desenhar com o dedo indicador, explorando a textura e desenvolvendo a noção das linhas como limite dos desenhos.
  • Brinque com a criança rasgando papel. Passe do rasgar ao recortar. Escolha figuras do agrado da criança como bonecas, carros, figuras, animais ou desenhos preferidos. Após recortar as figuras, diga à criança que irão uni-las, na verdade, cozê-las. Para isso, faça um buraco no meio dos desenhos recortados e leve a criança, com a sua ajuda naturalmente, a imitar o movimento de costura, passando a agulha e a linha nos buracos repetidamente. Esta atividade ajuda a fortalecer a capacidade de segurar o lápis e de movimentá-lo corretamente, algo necessário para que os limites não sejam ultrapassados involuntariamente. Por motivos de segurança, utilize uma agulha grossa sem bico.
  • Ensine a criança a desenhar diferentes tipos de linhas numa folha de papel. Comece por fazer linhas horizontais e peça-lhe que copie o seu desenho, repetindo também o mesmo movimento. Inicialmente, segure a mão dela com a sua, ajudando-a a desenhar até que o consiga fazer sozinha. Quando a criança já for autónoma, aumente a dificuldade do exercício, passando a fazer linhas verticais, cruzadas e, por fim, círculos, bonecos e flores. Explique-lhe que cada linha tem um significado e que elas representam o limite do desenho, seja ele qual for. Ensine-lhe o que existe dentro de cada linha e depois regresse aos desenhos para colorir.

desenhos para colorir

colorir
2.984785
colorir
2.42616
colorir
2.562265
colorir
2.38127

Votação

Com que materiais é que as suas crianças gostam de colorir desenhos?