
Os especialistas são unânimes em afirmar que nunca é cedo demais para colocar um lápis de cera nas mãos de uma criança, embora a altura ideal para o fazer seja por volta dos 12 meses, pois, a criança já perceberá que o lápis tem uma finalidade mais interessante do que simplesmente ir para a boca! Verifique esta linha do tempo e motive a sua criança para a arte de colorir – o seu desenvolvimento físico, emocional e artístico agradecem!
Em que idade é que as crianças podem começar a colorir?
Tendo em conta a idade da criança, estes são os marcos artísticos que, regra geral, pode esperar dentro de cada faixa etária, no que toca a começar a rabiscar, fazer e colorir desenhos. Se a sua criança ainda não atingiu o “esperado” para a sua idade, mãos à obra e toca a pintar em conjunto!
- 12 meses – consegue fazer marcas no papel com um lápis de cera
- 15 meses – imita os desenhos de outros com rabiscos próprios
- 2 anos – imita a forma como os ouros desenham
- 3 anos – já é capaz de copiar uma forma circular; já identifica algumas ou até todas as cores
- 4 anos – já é capaz de desenhar uma cruz; começa a colorir desenhos, respeitando as “linhas”
- 5 anos – já é capaz de desenhar um triângulo
- 6 anos – já é capaz de desenhar a forma de um diamante
Como motivar as crianças a colorir desenhos?
Nunca subestime a importância do ato de colorir no desenvolvimento das crianças, independentemente da sua idade. Por isso, se ainda não ensinou a sua criança a colorir ou se acha que ela possa estar “atrasada” relativamente aos parâmetros sugeridos em cima, é fundamental estimular a vontade de colorir nas crianças. Experimente estas dicas:
- Mantenha os lápis de cor, livros para colorir e papel num local de fácil acesso para a criança.
- Designe uma zona onde a criança possa colorir (e sujar!) à vontade.
- Utilize a ideia “colorir desenhos” como uma sugestão para quando as crianças estão aborrecidas/não sabem o que fazer ou como uma alternativa à televisão.
- Felicite a criança por cada desenho colorido.
- Exponha os desenhos da criança em locais visíveis da casa.
- Chame a atenção dos outros membros da família para os desenhos da criança.
- Interpretem em conjunto os desenhos da criança.
- Faça do colorir desenhos uma atividade que possa ser desfrutada em conjunto, ou seja, pais e filhos em torno da mesma mesa.
- Quando a criança lhe pedir para fazer ou colorir um desenho, tente inverter a situação, pedindo à criança para fazer um desenho exclusivamente para si. Se não funcionar, sugira que façam ou que pintem um desenho a dois.
- Tenha sempre um livro de colorir e uma caixa de lápis de cor no carro ou na mochila que leva sempre que sai com as crianças – é uma boa maneira de incentivar o ato de colorir desenhos, ao mesmo tempo que distrai e entretém as crianças numa variedade de situações, inesperadas ou não.
- Deixe a criança participar em workshops próprios para a idade e onde possam expressar livremente a sua veia artística.