O impacto dos desenhos na vida das crianças

Desenho de uma criança

Uma das primeiras atividades lúdicas que apaixonam as crianças é o desenho. As crianças adoram desenhar e colorir desenhos, mas nem só de casas e de passarinhos é feito o desenho infantil. Ele é feito de coordenação motora, de iniciativa e de incentivo ao desenvolvimento de várias capacidades.
O desenho infantil é uma atividade de alto impacto que contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Não deve, portanto, ser uma atividade subestimada, ignorada ou desaconselhada, deve ser incentivada através de desafios, de pedir simplesmente que desenhem algo ou simplesmente deixar os materiais disponíveis para que as crianças os utilizem quando sentirem vontade de desenhar. Conheça o impacto dos desenhos na vida das crianças e perceba a sua importância para o desenvolvimento cognitivo da pequenada.

Coordenação motora

O manuseamento do lápis, caneta ou outros materiais de desenho trabalha a capacidade motora fina da criança. Ao aprender a desenhar e a colorir desenhos a criança estará a aprender a controlar os movimentos da sua mão corretamente, aperfeiçoando-os sempre que desenha.

Estímulo intelectual

O desenho representa um estimulo intelectual que possibilita à criança escapar do mundo real. Ela constrói um novo imaginário, graças à sua criatividade, e adquire um senso de autoestima e de confiança a cada desenho terminado. A oportunidade de se exprimirem através dos desenhos nunca deverá portanto ser desperdiçada.

Desenvolvimento de capacidades cognitivas

Uma outra vertente positiva do desenho infantil é o incentivo a criar métodos de autossuficiência e solução de problemas por si própria. Incentive a criança a usar cores diferentes, a criar desenhos diferentes e peça-lhe que explique porque desenhou tal desenho. Não pergunte o que a criança desenhou, uma vez que isso revela que não entendeu o seu desenho. Isto faz com que a criança ganhe problemas de autoestima por não se achar capaz de desenhar livremente e ser entendida. Deixe que a criança se sinta orgulhosa da sua obra de arte, uma vez que isso é muito positivo para o seu desenvolvimento.

Desenvolvimento de expressão pessoal

A par da autoconfiança e autoestima que o desenho traz, este é também o primeiro método de expressão pessoal livre que a criança tem. Deve ser, portanto, incentivado e, quando encaminhado, guardar espaço para que a criança use e exercite a sua imaginação. O sentido de expressão pessoal é muito importante, pelo que o papel do desenho em tenra idade não deve ser esquecido.

Aumento dos laços de afetividade

Ao incentivar uma criança a desenhar, estará a desafiá-la a pôr a sua criatividade em prática. Nesse sentido, estará a criar laços de afeto com ela e com os desenhos que ela faz. O desenho poderá ser uma atividade a desenvolver em casa com os pais ou tutores, não só junto de amas ou jardins-de-infância.

Treino da concentração

O desenho treina também a capacidade de concentração da sua criança. Ao focar-se no desenho ou no objeto que está a desenhar estará a desenvolver a capacidade de se concentrar em outras atividades. É especialmente importante para os primeiros anos de escola.

Aumento do bem-estar e motivação

No geral, o desenho aumenta o bem-estar da sua criança, faz com que desenvolva capacidades muito importantes enquanto se diverte e motiva-a a continuar a desenhar e a desenvolver novas capacidades à medida que vai crescendo.
 
Podemos concluir que o desenho, ou a arte de desenhar, é parte essencial da formação da criança. Além disso, contribui para um sentido de expressão do ser, o que permite que pais e educadores interajam com a criança, estimulando a criatividade e a atividade do desenho através de perguntas que encorajem a criança a continuar a desenhar, praticar e, deste modo, desenvolver-se de modo saudável e fluido. Desde o bem-estar à concentração, passando pela criatividade e pela motivação, o desenho é uma atividade complexa e completa que desenvolve tanto capacidades motoras, como das mãos, tal como intelectuais dentro da criatividade até à inteligência.

desenhos para colorir

colorir
3.666665
colorir
3.72857
colorir
3.756095

Votação

Com que materiais é que as suas crianças gostam de colorir desenhos?