Error message

User warning: The following module is missing from the file system: imagcache_actions. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/cd/public_html/includes/bootstrap.inc).

Os principais benefícios das crianças colorirem desenhos

Os pais têm uma ideia geral do que as crianças fazem no jardim-de-infância ou na escola primária e esquecem-se das experiências pelas quais passaram enquanto crianças e da evolução do ensino ao longo dos anos. Algumas atividades, que poderão ser feitas e incentivadas em casa, têm uma maior importância do que a que lhes é dada, sendo que alguns pais reprimem as ditas atividades ao invés de as incentivar. É o caso de colorir os mais variados desenhos!
Quando as crianças estão em infantários e trazem para casa exercícios para colorir, os pais desconsideram e desvalorizam tal tarefa. No entanto, existem benefícios provenientes destas atividades, embora não sejam muito abordados ou reconhecidos. Falemos então de alguns dos benefícios das crianças colorirem desenhos.

Melhoram as capacidades motoras

O ato de colorir é importante para o desenvolvimento e enriquecimento das capacidades motoras das crianças, uma vez que trabalha os movimentos da mão, pulso e dedos e estes são essenciais para o treino de manipulação de pequenos objetos.

Preparam as crianças para a escola

Atribuir a tarefa de colorir um desenho a uma criança prepara-a para a escola e ajuda-a a lidar com os trabalhos de casa e com a rigidez das respetivas tarefas. Ao incentivar o seu filho a colorir também estará a criar nele a responsabilidade de cumprir com as tarefas que lhe são dadas ao longo da vida escolar.

Estimulam a criatividade

Uma folha com um desenho a preto e branco não diz nada de especial. No entanto, com o livre arbítrio da escolha de cores e dos modos de pintar – mesmo que não seja dentro das linhas – estimula-se a criatividade da criança, que ainda poderá adicionar elementos ao desenho.

Melhoram a caligrafia

Através do manuseamento dos lápis de colorir e do treinar os movimentos de preenchimento, a criança estará também a melhorar a sua caligrafia. Quando a atividade de colorir é dada a uma criança muito nova e incentivada ao longo da infância será mais fácil para ela aprender a escrever naturalmente.

Acentuam a noção de cores diferentes

As cores primárias são aprendidas na infância e as seguintes vão sendo aprendidas à medida que o tempo passa. Ao incentivar o seu filho a colorir desenhos, estará a ensinar-lhe as cores e o resultado da mistura de duas ou mais cores.

Melhoram a concentração e a coordenação dos olhos

A concentração e a coordenação dos olhos são muito importantes e deverão ser treinadas desde tenra idade para que sejam aprendidas e reforçadas ao longo da aprendizagem.

Trabalham a noção espacial e dos limites

À medida que a criança vai colorindo desenhos, vai ganhando uma melhor noção do espaço e dos limites das linhas dos seus desenhos. Nesse sentido, aprende os benefícios da existência de uma estrutura, método e limites fora do ato de colorir.

Melhoram o sentido de autonomia, autoestima e autoconfiança

As crianças poderão olhar para o ato de colorir como um desafio: aprendem a pintar por si mesmas e ganham um certo sentido de autonomia. Por outro lado, o reconhecimento por terem terminado um desenho alimenta a autoestima e sentido de orgulho, assim como a confiança em si mesmas.

Fomentam a expressão pessoal

Uma criança com um livro de desenhos em branco poderá pôr a imaginação a funcionar, o que faz com que ganhe uma nova expressão visual e liberdade para colorir, dentro dos limites do desenho.

Afastam o stress e ansiedade

O ato de colorir é relaxante e ajuda a dispersar a ansiedade. É bom para manter a criança descansada e acalmá-la quando está ansiosa ou irritada.

De um modo geral, o ato de colorir traz imensos benefícios. A prova disso mesmo é que há cada vez mais adultos a aderirem à moda dos livros para colorir. Contudo, é de realçar que os mais graúdos o fazem apenas com o intuito de descansar e de relaxar.

desenhos para colorir

colorir
3.625
colorir
3.644735
colorir
3.863635

Votação

Com que materiais é que as suas crianças gostam de colorir desenhos?
Lápis de cera
19%
Lápis de pintar
48%
Marcadores
6%
Tinta
28%
Votos totais: 2231